Helio Nakanishi abriu as portas de seu grande salão no Lago Sul, na última quinta-feira (25/7), para uma comemoração especial: brindar e agradecer pelos 45 anos à frente dos cuidados de beleza de muitos e muitos brasilienses. Em uma tarde repleta de emoção e abraços, o cabeleireiro e empresário recebeu o carinho dos convidados.
Nascido em Londrina, no Paraná, Helio transitou por diferentes lugares ao longo dos anos antes de chegar à capital da República. “Passei pelo Rio de Janeiro, por São Paulo e por Nova Iorque, mas Brasília foi meu destino”, diz à coluna Claudia Meireles.
Foi aqui, no quadradinho, que ele se descobriu cabeleireiro e empreendedor. Neto de japoneses, fundou a rede homônima de salões em 1979, no Gilberto Salomão. Hoje, com sede na QL 8 do Lago Sul, o grupo tem outras quatro unidades distribuídas pela cidade. “Atualmente, temos cinco times, que correspondem a mais de 300 famílias”, comemora.
O foco do paranaense, entretanto, nunca foi apenas financeiro. Sua grande ambição sempre foi educar, capacitar e qualificar profissionais. “Quando vejo um colega nosso prosperando, usando o nosso conteúdo e exportando para outras pessoas, me sinto realizado”, conta.
A escola profissionalizante Beauty Lab, responsável pela formação de cinco mil alunos ao longo dos anos, e uma rede de salões mais democrática, a H Cosméticos, são outros braços da empresa.
O visionário da beleza, inclusive, foi peça-chave na regulamentação da classe no Congresso Nacional, ajudando a transformar a vida de mais de 700 mil trabalhadores brasileiros.
“Hoje, eu quero comemorar a vida, a nossa amizade, os nossos momentos, as conquistas e a competência do nosso time e a família”
Helio Nakanishi
Nome de peso
Helio Nakanishi é uma figura conhecida e muito querida na capital. Diplomatas, políticos, damas da sociedade e personalidades como Lady Di, Hillary Clinton e Fernanda Montenegro já receberam os cuidados do talentoso cabeleireiro.
“Não posso deixar de agradecer, principalmente, aos brasilienses. A cidade me acolheu”, pontua o empresário, que já atende, em seus estabelecimentos, a quarta geração de famílias e profissionais que passaram por seu salão.
Gabriela Nakanishi, filha do cabeleireiro, considera a sensibilidade do pai e seu trato com as pessoas como a grande inspiração para o futuro do grupo. “A competência dos profissionais e o serviço cada vez mais personalizado e individualizado vão servir de base para tudo o que construirmos daqui para frente”, afirmou à coluna.
“Aqui é um lugar que as pessoas enxergam como um espaço de autocuidado. Não é nem porque tem de fazer o cabelo, a unha, se maquiar, mas também para descansar de um dia longo de trabalho, de momentos estressantes ou para celebrar os momentos felizes”, aponta Gabriela.
Por @Metrópoles